Notícias

Imprimir

Catálogo lançado no Rio apresenta oportunidades de investimento no Brasil

09/08/2016

O secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Fernando Furlan, afirmou nesta terça-feira, durante o lançamento da 5ª Edição do Catálogo de Oportunidades de Investimento no Brasil, que a iniciativa apoia o ciclo de retomada do crescimento econômico. “O Brasil quer mostrar que é tão competitivo nos esportes quanto nos negócios. Os Jogos Olímpicos são uma grande oportunidade de mostrar ao mundo as oportunidades de investimento no país", disse.

Com informações sistematizadas sobre oportunidades para investidores estrangeiros e domésticos, o Guia apresenta 149 projetos nas esferas estadual e federal, que totalizam mais de US$ 47 bilhões. “A consolidação das informações vai auxiliar a divulgação e permitir ao investidor analisar os projetos amplamente”, destacou Furlan, no lançamento do catálogo, realizado em evento na Casa Brasil, no Rio.

O catálogo coloca em evidência setores como geração e transmissão de energia, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, telecomunicações, mobilidade urbana, construção, turismo, entre outros. Furlan disse, ainda, que o Brasil atravessa um momento econômico desafiador e que o cenário de restrição fiscal surge também como limitador dos instrumentos tradicionais de incentivo ao desenvolvimento produtivo.

Nesse sentido, segundo o secretário-executivo, o investimento deve ter um papel de protagonismo para retomada do crescimento e do dinamismo do setor produtivo brasileiro. “O Brasil está em um novo ciclo de desenvolvimento, promovendo um amplo processo de ajuste, com a finalidade de melhorar sua competitividade e produtividade”, avalia.

De acordo com Furlan, o catálogo representa o esforço coletivo desenvolvido não apenas pelo MDIC, MRE, Apex e SEBRAE, mas também de todas as Secretarias de Desenvolvimento Econômico dos Estados – por meio da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai) -, Ministério da Fazenda, Ministério das Minas e Energia, Ministério do Planejamento, Ministério do Turismo, Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Agência Reguladora de Eletricidade, Agência Nacional de Telecomunicações.

“As ações de promoção de investimento são determinantes para o fortalecimento do setor produtivo nacional e não podem ser realizadas de forma pulverizada e sim por meio da união das entidades que tratam do tema de investimentos”, afirmou.  

O Guia de Oportunidades será distribuído nas embaixadas brasileiras no exterior e pode ser acessado pelo site da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai): Catálogo de Oportunidades de Investimento no Brasil - 2015

Fonte: MDIC 

 

Voltar

  • Panorama
  • SIMBRACS - Catálogos de Oportunidades de Investimentos
  • Programa de Investimento em Energia Elétrica – PIEE
  • Relatorio de Anuncios de Investimentos
  • ApexBrasil
  • Portal Inovação
  • BrasilGlobalNet
  • BNDES
  • SUFRAMA
Outras Notícias