Notícias

Imprimir

MDIC assina acordo de cooperação técnica com oito estados brasileiros

22/09/2015

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) assinou hoje Acordos de Cooperação Técnica com Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo, Ceará, Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul e Piauí, durante a 18ª Reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Desenvolvimento Econômico (Consedic). O principal objetivo é promover o intercâmbio de informações e ações para atração de investimentos produtivos no Brasil.

 Os acordos buscam consolidar a parceria entre a Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai) e as unidades federativas, por meio de trocas de informações sobre anúncios de projetos e oportunidades de investimentos, intercâmbio de dados econômicos, políticas de estímulo à atividade econômica, participação ou promoção conjunta em eventos relacionados à área de inversões produtivas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Carlos Gadelha, até o final deste ano o ministério pretende firmar acordos de cooperação com todos os outros estados brasileiros. "Neste momento, é muito importante fortalecer a parceria entre o MDIC e os órgãos estaduais de desenvolvimento para aumentar as possibilidades de atuação da Renai no fomento à atração de investimentos produtivos no país", disse.

Na reunião também foram discutidos aspectos da política econômica brasileira, com ênfase a questões relacionadas à demografia, ao crescimento e à produtividade. Em relação ao fortalecimento das exportações brasileiras, os diretores da Secretaria de Comércio Exterior Herlon Brandão e Ana Junqueira, apresentaram a evolução do Plano Nacional de Exportações e o Plano Nacional da Cultura Exportadora.

Além de Gadelha, o encontro contou com a participação do secretário-executivo do MDIC, Fernando Furlan, e do secretário de Comércio e Serviços, Marcelo Maia. Também estiveram presentes o secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Silvio Magalhães Barros II, que presidiu a reunião, além de representantes do Ministério da Fazenda e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Fonte: MDIC  

 

Voltar

  • Invest&Export
  • Panorama
  • SIMBRACS - Catálogos de Oportunidades de Investimentos
  • Programa de Investimento em Energia Elétrica – PIEE
  • Relatorio de Anuncios de Investimentos
  • ApexBrasil
  • Portal Inovação
  • BNDES
  • SUFRAMA
Outras Notícias