Notícias

Imprimir

Demanda doméstica por transporte aéreo doméstico completa 21 meses consecutivos de crescimento

28/07/2015

A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou aumento de 2,1% em junho de 2015 em relação a junho de 2014. Com esse desempenho, a demanda doméstica completou 21 meses consecutivos de crescimento e alcançou o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos. Já a oferta teve aumento de 2,8% no mesmo período, o que indica crescimento pelo décimo mês consecutivo.

A demanda internacional também segue em alta, atingindo 550,9 mil passageiros pagos transportados por empresas brasileiras no mercado internacional em junho de 2015. O desempenho representa um aumento de 11,6% em relação a junho de 2014. Essa foi a maior quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras registrada para o mês nos últimos dez anos. Com o resultado de junho de 2015, o indicador completou 15 meses consecutivos de crescimento. Além disso, no acumulado de janeiro a junho, houve um aumento de 13,1% em relação ao mesmo período de 2014.

Entre as principais empresas aéreas brasileiras, a Gol e Avianca destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica neste mês de junho. A primeira conquistou 5,6% de crescimento e a segunda 2,9%, quando comparadas com o mesmo mês do ano anterior. Já a TAM apresentou retração de 0,2% e a Azul teve sua demanda doméstica reduzida em 2,5%.

Apesar dos resultados, a TAM e a Gol continuam liderando o mercado doméstico em junho de 2015, com participações (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) de 36,6% e 36,3% respectivamente. No entanto, a TAM registrou queda de 2,2% em sua participação de mercado, enquanto a Gol apresentou aumento de 3,5% neste indicador. A participação das demais empresas somadas foi de 27,1%, o que representou redução de 1,4% em relação a junho de 2014.

Os dados estão disponíveis no Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, divulgado nesta terça-feira (28/07) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que também contempla informações sobre carga transportada, todas ilustradas por meio de gráficos e considerações. O relatório pode ser acessado neste link: http://www2.anac.gov.br/estatistica/demandaeoferta/

O relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo é elaborado com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público de passageiros.

Fonte: Secretaria de Aviação Civil  

 

Voltar

  • Invest&Export
  • Panorama
  • SIMBRACS - Catálogos de Oportunidades de Investimentos
  • Programa de Investimento em Energia Elétrica – PIEE
  • Relatorio de Anuncios de Investimentos
  • ApexBrasil
  • Portal Inovação
  • BNDES
  • SUFRAMA
Outras Notícias