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Construção de porto no Pará fortalece rota alternativa para escoamento da produção agrícola

05/08/2014

Foi autorizada, nesta terça-feira (5), a construção de Estação de Transbordo de Carga (ETC) no município de Itaituba, no estado do Pará. O contrato foi assinado entre Secretaria de Portos e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A previsão é de que o novo porto, que fará transbordo das cargas de carretas para balsas, seja responsável pela movimentação de mais de quatro milhões de toneladas de grãos por ano.

A construção da ETC favorecerá o desenvolvimento do Corredor Norte como rota alternativa para escoamento da safra de grãos, principalmente a produção dos estados de Mato Grosso e sul do Pará, desafogando portos da região Sudeste, em especial, Santos e Paranaguá.

 

Segundo o ministro César Borges, desde dezembro de 2013, amparado pela nova Lei dos Portos, foram autorizadas 24 novas instalações portuárias privadas, além da expansão de outros doisTerminais de Uso Privado (TUPs) existentes, totalizando mais de R$ 9 bilhões em investimentos. Outras solicitações de empreendimentos privados estão em andamento, num total estimado de R$ 17,2 bilhões em novos terminais.

 

O novo terminal significa economia de deslocamento da safra e ganhos ambientais, além da utilização da vocação natural da região, é o que avalia Claudio Zancanaro, representante da Companhia Norte de Navegação e Portos (Cianport).

 

“Economiza, praticamente, 1.200km de rodovia. Hoje fazemos de Sorriso (MT) para Parnaguá (PR) 2.200km e com essa nova alternativa, faremos 1.100km rodoviário e o restante, hidroviário. Ganham os produtores, ganha a companhia e ganha o meio ambiente porque economiza muito combustível, pneu… Todo esse aparato que tem um caminhão hoje, as balsas fazem com mais eficiência”, garante.

Fonte: Blog do Planalto 

 

 

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